domingo, 16 de setembro de 2007

Sabe

quando você acha que tudo está perdido, que todo aquele trabalho que você teve pra se recuperar caiu por terra e que você nunca mais vai voltar a se equilibrar? E sabe quando aquele nó na garganta fica cada vez mais apertado e o coração cada vez mais doído? E você acaba pensando que aquilo ali é o fim do mundo e que é melhor que esse tal mundo acabe mesmo...

Mas sabe quando vem um clique e você pensa "eu sou muito pra sofrer por tão pouco"? E que você já se recuperou de coisas tão piores e que nem vale tanto a pena assim? Eu até pensei "Quando queres Leblon, sou Pernambuco", eu funciono um pouco assim, tenho meus problemas, acho que vou me acabar neles, mas em certa hora vem uma coisa que se parece com um despertador e eu volto ao normal. Eu não gosto de pegar o sofrimento no colo, alimentá-lo e cuidá-lo até que ele cresça, já passei dessa fase, são anos e anos de psicoterapia, meu bem. É experiência até não poder mais, acho até que eu poderia dar aula de Introdução à Psicologia, desde os nove anos que eu pulo de um consultório pra outro, conheço todas as técnicas e tudo mais. Se bem que antes eu era uma aluna um pouco relapsa, eu era mãe do sofrimento, mas agora que a adolescência acabou, eu resolvi me dedicar um pouco mais.

Acontece que é bonito sofrer na adolescência, sofrer por amor, sofrer por incompreensão, por desilusão, por rebeldia, por preguiça, sofrer. Porém, quando você já passou da idade, fica chato e você tem que arrumar saídas e quando você não consegue achar as saídas sozinho, tem que apelar pra consultórios e receitas médicas e sessões semanais de psicoterapia/psicanálise/oualgodotipo. Daí, quando você aprende, é fácil dar o sofrimento pra adoção, porque ele é um garoto ranhento muito chato, que fica pedindo comida o tempo todo e chora, chora até que você chore com ele também. E se você for do meu tipo, você acaba jogando esse moleque no rio, pra que ele morra afogado por lá mesmo.

Eu tô numa fase de procura pelo veneno anti-monotonia, porque já tô tomando o algum remédio que me dê alegria. Um dia eu acho.

Um comentário:

Unknown disse...

Google faz a gente cair em blogs que jamais achariamos que iriamos cair e me deparo com este.
A gente sempre chora por pouco e se contenta com pouco.
E a psicanálise é um santo remédio. É fazer a dor sair e não alimentá-la.